7 de abril de 2011

"A GRAVIDEZ E O PRIMOGÊNITO"

Ser mãe e estar grávida é completamente diferente de estar grávida do primeiro filho.
Na primeira gravidez você vive aquele momento "eu e minha barriga, minha barriga e eu" plenamente, tem tempo de sobra para planejar tudo do bebê (aliás só pensa nisso durante os quase 10 meses que seguem), descansa quando precisa, se cuida mais que tudo, e o bebê vem antes de qualquer coisa na vida.
Uma delícia.
Eu amei ficar grávida do David. Tive uma gravidez tranquila, feliz, sem enjõos, sem nenhuma outra mazela de grávidas,exceto o pézinho de "pão" que eu adquiri a partir dos 5 meses e que não me abandonou até o nascimento do David, me fazendo mudar o meu número de sapato de 35 para 36 em definitivo.
Registrei tudo, absolutamente tudo na gestação: meus sentimentos, minhas mudanças físicas, fotos da barriga semana-a-semana desde soube que estava grávida e por aí vai...
Com o new baby as coisas são bem diferentes.
Não foi menos desejado que o David, é claro.
E ao descobrir a gravidez com o positivo do exame de farmácia, ver o primeiro ultrassom, ouvir o coraçãozinho batendo, sentimos a mesmíssima emoção como se fosse a primeira vez, com a diferença de que a gente está mais escolado para esses momentos, está mais segura por saber mais ou menos o que vem pela frente.
Mas desta vez não tirei nenhuma foto ainda :(
Estou registrando o que posso sempre que possível (agora tenho o blog, que não existia antes do David!)
E passei mal pra caramba até as 11 semanas... Depois começou a melhorar.
Agora não tem a ansiedade da gravidez do primeiro filho que é absolutamente tudo novo. Mas eu sou gata escaldada e como tinha tido um aborto pregresso o começo da gravidez foi de muito cuidado e muito silêncio. A gente tinha muito medo que pudesse acontecer de novo e fizemos um combinamento de que guardaríamos nossa notícia maravilhosa até termos plena certeza de que a primeira fase (trimestre) havia passado e o baby estava bem. Passado o primeiro trimestre, os enjõos, a indisposição e o medo, pude começar a curtir a gravidez como se deve: FELIZ.
Contamos para os queridos. Começamos a tornar real a nova benção na nossa vida: mais um filhote a caminho.
Pra mim a coisa mais importante nesta gravidez tem sido pensar sempre no David antes de qualquer coisa. Nos sentimentos dele, em deixar ele confortável com a vinda do irmão, em relacionar sempre o assunto do baby com coisas positivas, em não falar demais pra não enciumar, não encucar, não deixar ele fantasiar demais com o tema... Porque a real dos fatos é que ele não faz mesmo idéia do que vai ser a vida dele daqui pra frente, e a gente faz uma vaga idéia, mas também não sabe como será o "liquidificador" da vida com 2 filhos.
Mas quando penso que vou ter dois filhos, que vou ter mais uma mini pessoa pra amar, cuidar, me preocupar como uma louca desvairada, e viver o turbilhão de ter um rescém nascido em casa de novo me dá um frio na barriga. E uma felicidade gigante. E tô nesse momento de aproveitar a parte boa que finalmente chegou e que está demais!
Só sabemos que a medida que as semanas vão passando, os traumas vão ficando pra trás, as preocupações mudam, e me sinto mais madura, e mais pronta para esperar por este mini pessoa na minha barriga que eu já estou completamente apaixonada. Quando dizem que a gente não vai dividir o amor a gente vai multiplicar, não é brincadeira não...
Antes de engravidar tinha muito medo de ter que dividir o amor do David com outro bebê, de ele perder alguma coisa com isso, mas na verdade, o amor só aumenta, porque assim como o amor pelo filhote cresce a cada dia (mesmo entre birras e atravessando fases, cada uma no seu tempo) já sinto essa pessoinha tão pequena ganhando seu espaço nas nossas vidas... hoje o espaço dele aqui em casa é um pedaço de um armário (com uma parte das roupinhas do David que vão passar pra ele junto com os presentinhos que ele já ganhou), dentro de mim o espaço dele vai aumentando a cada dia que passa, vejo o David alternando momentos de fofurice de querer minha barriga, beijar, fazer carinho com outros em que ele fala que tá bom assim, que não precisa de bebê.
Essa semana peguei uma fantasia de pirata dele que já está um pouco pequena e mostrei pra ele se ele queria usar, ele me disse:
"eu já tô grande mamãe, vamos dar essa fantasia pro bebê"!
Me emociono.
Assim como me emocionei também quando ele falou : "eu vou ajudar você e o papai a cuidar do bebê, vou ensinar ele a jogar bola, brincar de carros" ...
A Lia fez um post lindo hoje sobre a Multiplicação do Amor, amei e recomendo. Acho que é perfeito para descrever esse momento.
Sei que rolou uma bloggagem coletiva hoje, sorry girls mas este post escrevi ontem, e nem lembrava da bloggagem de hoje, quando vi era too late... Memória de grávida não é das 10 mais né?
Beijo de mãe embalada no amor