15 de dezembro de 2011

ESTAMOS NO MAMATRACA!

Gente, estamos no mamatraca hoje! Falando tudo sobre troca de fraldas de recém nascido! O Beny também tá lá, lindooooooooooo! Passa lá pra ver a gente e se assuntar sobre trocas de fraldas, mesmo que vc já tenha um filhote, o segundo leva a sua prática à perfeição...rs rs rs! beijos

12 de dezembro de 2011

TCHAU CHUPETA, OI COELHINHO DA DURACELL

Eis que a chupeta se foi. Pois é. David e a Chupeta sempre foram um caso de amor. Desde o primeiro dia que ele colocou na boca, com 15 dias de vida, nunca mais largou. Era a "Pepê" e o Paninho. O Trio Parada Dura. Nos momentos de stress, choro, sono e aconchego eram sempre os três juntinhos: David, a pepê e o paninho. Mas um dia os filhos crescem e aparecem, os dentinhos começam a se pronunciar para frente, você leva o filhote ao dentista e sabe que é chegada a hora (ou passada a hora) de tirar a chupeta da vida do pequeno. Eu adiei este momento porque meu combinamento com o marri era de tirarmos quando o David completasse 3 anos. Porém, eu estava grávida de 5 meses quando o David completou 3 anos, e por este motivo resolvemos adiar para o final do ano, quando o Beny já tivesse nascido e o David já estivesse adaptado a vida com o novo irmãozinho.
O processo foi lento. Estamos falando sobre o abandono da chupeta desde o começo do ano. Falamos sempre que ele já está crescendo e que uma hora todas as crianças "jogam a chupeta fora". A gente combinou com o David que ele iria jogar as "Pepês" dele no telhado da nossa casa de ibiúna e iria ganhar um presentão em troca.
Depois que o Beny nasceu ele ficou mais com a chupeta do que ficava antes, algo que todo mundo me alertou que acontreceria. Desde sempre a chupeta servia para ele usar somente para dormir ou quando estivesse triste ou chorando e precisando de um "suporte emocional".
Depois que o Beny veio e ele ao invés de abandonar começou a se aproximar mais ainda da chupeta resolvemos que era necessário abandonar a chupeta no final do ano. Então combinamos com ele que em CHANUKÁ ele jogaria todas as chupetas fora em troca de um super presente.
Então um dia depois da escola ele me pediu para irmos até a loja de brinquedos comprar o presente porque ele iria jogar as chupetas fora. Nós fomos e ele escolheu várias coisas. Aí quando ele me pediu para comprar eu disse que ele teria que jogar primeiro as chupetas e dormir sem chupeta uma noite inteirinha para no dia seguinte comprarmos o presente. Quando saímos da loja e entramos no carro ele já pediu a chupeta. Vi que não ia rolar. Porém no dia seguinte ele voltou da escola e quis jogar as chupetas fora para ganhar o presente. Falou pra mim: -"Mamãe vou jogar todas as minhas chupetas no lixo lá de fora". Eu achei melhor ele jogar no lixo do banheiro dele porque assim em caso de emergência estaria mais fácil... Ele jogou! Porém a noite na hora de dormir foi um caos. Ele ficou muito triste, chamou pela chupeta mil vezes, e fritou na cama para dormir por umas 2h até ser vencido pelo cansaço. Foi muito cansativo e triste ver meu menino chorando e sofrendo. Eu sei que é para o bem dele e pelo próprio crescimento mas mesmo assim parte o coração. Porém foi uma atitude dele e não poderíamos voltar atrás.
Eu disse que o lixeiro já havia levado as chupetas e por isso não seria possível voltar a chupar chupeta. Contei uma história que os bichos vinham buscar as chupetas de crianças maiores e falei "ainda bem que vc jogou as chupetas, porque esta semana ainda suas chupetas iriam encher de bichos, eca"...
No dia seguinte ele acordou muito feliz com a conquista e com o fato de que iríamos comprar o presente depois da escola. E assim tem sido. Ele ganhou o presente, ficou feliz pra caramba, e a noite, como o sono da tarde foi extinto porque sem chupeta ele simplesmente não quer mais dormir a tarde, ele fica exausto e capota. Como tudo na vida tem o lado bom e o lado ruim, meu filho que é super ansioso virou o coelhinho da Duracell. Digo isso porque ele antes canalizava a ansiedade na chupeta, e nos momentos de excitação quando batia o cansaço a chupeta era o botão de "off". Agora que não tem a chupeta, ele simplesmente não sabe a hora de parar. E por mais que eu diga pra ele para descansarmos, dormir e afins, ele não consegue e desiste de tentar. Sei que vai levar um tempo até que ele consiga reaprender a dormir sem chupeta, mas estamos felizes com a conquista do nosso menino. Demorou, pois 3 anos e meio pra tirar a chupeta é bastante, mas valeu. E eu não poderia ter feito isso antes por causa da gravidez. Mas antes da gravidez eu poderia, mas acho que tive preguiça.
Então agora ele não dorme a tarde e fica ligadex e irritadex porém a noite dorme que é uma beleza e tem acordado mais tarde que o habitual. Pelo menos isso também é positivo.
Fiquei muito feliz com a conquista dele. Foi difícil e ainda está sendo, mas cada dia melhora um pouco. E aos poucos ele se desconecta da vida com chupeta. Ele ainda pede o pano, e a gente ainda deixa ele usar, mas só a noite quando vai dormir mesmo, e aí ele tem o flash back da chupeta e depois acaba dormindo. Logo mais o pano deve ir embora.
Eu sou contra atitudes radicais com as crianças mas tenho bastante incentivo do marri que é super objetivo e acredita muito na capacidade do David. Acho muito bom ele ser assim porque eu sou muito "maria mole" e fico adiando, e conversando até achar que o momento perfeito chegou, mas nem sempre ele chega.
Porém agora, perfeito ou não, ele chegou. E nosso filhote abandonou a chupeta. Por conta própria, por vontade própria e com as próprias mãozinhas. Ponto pro David. Primeira conquista só dele. Me enche de orgulho. Agora já tenho um mocinho em casa, sem fraldas noturnas, sem chupeta e sem mamadeira. Sucesso. Assim o Beny pode aproveitar seu reinado de bebê sozinho.
Beijos de mãe de um mocinho e de um bebê lindos e deliciosos
Imagem tirada daqui!