25 de julho de 2011

"MAMMA LET ME GO..."

Você precisa se libertar...
Já ouvi esta frase diversas vezes quando o assunto é meu filhote amado e sempre fico pensando:
"será que preciso mesmo me libertar?"
E vc deve estar pensando do que preciso me libertar... normalmente quando ouço isso é porque estou preocupada com alguma coisa do David e não estou curtindo o momento, por exemplo:
-se ele vai comer alguma coisa num evento ao invés de ficar só brincando com os priminhos ou amiguinhos, se ele está agasalhado o suficiente, se ele vai se machucar em certo lugar que ofereça algum perigo, se ele está bem, como ele está... enfim... sempre que deixo ele mais "solto" digamos assim, me preocupo com o que ele fará com a liberdade dele no auge dos seus 3 anos, e a resposta é que sempre é uma supresa. Eu acho que me preocupo num nível saudável de mãe um pouco superprotetora...rs rs rs... Uma mãe mais desencanada diria que eu me preocupo demais, uma mãe muuuuuuuito encanada diria que me preocupo normal...rs rs rs, depende do ponto de vista...
Mas isso me faz pensar sempre no seguinte: "qual é a dose?" "qual é a medida da preocupação certa tolerada pela sociedade para uma mãe ter com seu filho, e que não o impeça de andar com suas próprias perninhas?"
Porque ok querer cuidar e proteger, mas desde que este cuidar e proteger não atrapalhe o desenvolvimento do seu filho, porque aí eu acho que o "super" proteger pode ser um fiasco e péssimo para ele e para vc.
  • Sempre acho que meu filho é muito novo para certas coisas... ir no estádio... vc acha que 3 anos é a idade adequada para uma criança ir ao estádio? meu filho já foi uma vez.... e até saiu no jornal (modéstia a parte, ele é lindo mesmo...rs rs rs )
  • Dormir fora de casa, vc acha que 3 anos é uma idade boa para dormir fora de casa? não tô falando casa de avô e avó, essa não vale, porque isso ele dorme desde sempre... rs, mas dormir fora de casa, na casa de pessoas queridas da família ou amigos sem supervisão da babá dele, simplesmente fazer a malinha e entregar o pacotinho, rola? (o meu já foi 3x dormir na casa dos tios do meu marido que são incríveis e cuidam dos sobrinho-netos com o maior amor do mundo e ficou super bem nas 3x... em compensação já fui buscá-lo 1 da manhã na minha mãe porque ele simplesmente disse que só iria dormir com a mamãe e com o papai.....eu sempre que o deixo para dormir fora fico preocupadinha com ele de ele ter uma vontade de voltar pra casa no meio da noite ou coisa parecida, mas confesso que ter um tempinho livre principalmente agora com os preparativos do Beny tem sido bom...) Mas não ter ele em casa mesmo que por 3 noites já é estranho... gosto de saber se ele dormiu bem, se está comendo bem, se está feliz e se divertindo...
  • O Mito dos gelados e friagens... já li um milhão de vezes que quem deixa seu filho doente é o vírus e a bactéria e não o vento ou a friagem, ou a água gelada, mesmo assim me preocupo se começa a esfriar e bater aquele ventinho e colocar um casaquinho, ou colocar uma meia no pé gelado e por aí vai... porém pra compensar eu libero sorvete sempre no verão ou inverno, se estiver doente ou sadio, e ele bebe sempre água gelada e com gelo durante o ano todo... assim como a mamma dele... Mas um monte de amigas minhas não deixam os filhos beberem gelado quando estão meio resfriados e tal... o que vc acha do mito dos gelados? e do mito da "friagem"?

Mea culpa, eu fui criada por avó durante o dia e mãe a noite, vc sabe o que é isso? Avó é aquela pessoa que te ama muito e deixa vc fazer o que quiser, porém ela também tem aquelas preocupações baseadas em "crendices populares"... pelo menos a minha é a própria CRENDICE POPULAR... então eu cresci ouvindo:

-leve um casaquinho!

-não coma manga depois de tomar leite

-não lave o cabelo e saia no vento

-não pode olhar no espelho quando terminar de comer

-não pode brincar na piscina depois do almoço

-não pode tomar gelado

-não pode sair do banho e ficar descalço...

e por aí vai... sem falar que minha avó é a pessoa mais superprotetora e amorosa do planeta..... daí que pra pessoa se desapegar destes "ensinamentos" de avó precisa de muitos anos, terapia e de um marido filho de médico com ensinamentos opostos. Aí a pessoa vai ficando digamos que um pouco mais normal. Mas eu me acho normal. Cuidadosa, porém normal. Acho que a minha preocupação maior é o maior medo da minha vida, que anos de terapia infelizmente não levaram ele de mim:

O medo de perder as pessoas que eu amo e as coisas realmente importantes p mim.

Coisa de gente órfã que perde pai ou mãe muito cedo (no meu caso pai) e aí a pessoa feliz nos seus 4 anos de idade, na plenitude de sua loirice e de sua linda infância cor-de-rosa descobre que merdas acontecem e fica com esse "calo" pro resto da vida guardadinho dentro do sapato e que de repente não mais que de repente quando vira mãe potencializa seus cuidados com a cria na insana intenção de que seus cuidados possam proteger aquele ser num cocoon mágico e livrar aquele ser mais amado de toda a galáxia nebulosa de todas as coisas ruins do mundo (wish i could).

Eu me esforço (juro) para deixar meu filho livre para fazer suas escolhas, para deixar ele se aventurar por terrenos desconhecidos, para incentivá-lo a vencer desafios, porém sempre aparando e dando a mão quando ele precisa. E não é uma tarefa mega fácil. Quero estar sempre presente. Sei que não vou estar presente em muitos momentos, mas acho ele tão pequeno ainda....

Não quero ensiná-lo que ele PRECISA fazer isso ou aquilo ser DESTE OU DAQUELE jeito, odeio imposições, ou competições porque se o amiguinho fez isso ele tem que fazer, ou se o primo já sabe fazer isso ele tem que aprender.... nananinanão... não partilho desta idéia de seguir o fluxo... mas sim da idéia de ser vc mesmo e construir quem vc é baseado nos seus desejos e nas suas aptidões...

Gosto de deixá-lo livre para fazer o que se sentir seguro e confortável porque já aprendi que este é o jeito dele. Eu respeito. E a personalidade dele é exatamente assim: ele vai onde se sente seguro, faz o que está pronto e no tempo dele. O que acho simplesmente ótimo. Se ele vai ter algum débito por ser assim? Nós temos débitos e créditos a vida toda por tudo o que fazemos, portanto ele vai dar conta das coisas da vida dele... tenho certeza.

O que eu queria hoje era explicar meu ponto de vista e divir sobre o tema (tks for sharing my friends) porém eu adoraria saber mais sobre o posicionamento da blogosfera materna e leitoras maternas em relação aos cuidados com os filhotes e até onde somos "normais" nesses cuidados?Para fazer um grande caldeirão de experiências, juntar tudo e ver qual o cardápio para nossos filhotes!rs

Beijos de SUPER mãe PROTETORA rs rs rs