16 de novembro de 2009

CULPA DE MÃE... TEM COMO FUGIR DESTE SENTIMENTO?

Getty Images: www.gettyimages.com
Ser mãe é também se sentir culpada. Todas as vezes que alguma coisa dá errado com o seu filho, invariavelmente você acaba se sentindo culpada. É muito chato sentir culpa em relação a qualquer coisa, mas em relação aos nossos filhos é pior ainda, porque somos responsáveis por estas vidinhas pequenas, por estas coisas mais importantes da nossa existência e aí torna-se simplesmente difícil, ou melhor, impossível, admitir que alguma coisa possa falhar com estas preciosidades, mas falha. E a culpa vem. Como se tudo dependesse apenas de nós, as mães. Como se pudéssemos controlar o mundo, as pessoas e as coisas.
Síndrome de Mulher Maravilha, que quer vencer tudo e todos, que quer ser muito muito forte e que quer ser uma super heroína que defende o mundo e principalmente os filhos de todo e qualquer mal que possa existir. Isto é uma utopia. Claro que podemos desejar ser esta super mulher maravilha que se vira nos 60 para realizar todas as tarefas, ser uma boa mãe, uma boa pessoa, uma boa profissional, uma boa mulher, com muita sensibilidade, com um bom faro, enfim, ser boa em tudo. Mas a nossa expectativa em relação a nós mesmas, depois que nos tornamos mães, é gigante. Ter a vida de alguém dependendo de você é algo desafiador e ao mesmo tempo perturbador. Queremos ser perfeitas para que a vida de nossos filhos seja perfeita. Mas a perfeição é difícil de ser atingida. A realidade é um pouco diferente.

Porém a culpa não é NECESSÁRIA. Ela existe, e precisamos aprender a controlar este sentimento que vem pós qualquer acontecimento na família. Se seu filho se machucou em um brinquedo você acha que não deveria ter deixado ele ir ali, se seu filho se acidentou em uma viagem vc acha que não deveria ter permitido que a viagem acontecesse, se ele sofreu porque um médico falou para fazer de um jeito e na verdade era de outro, vc acha que não foi sensível o suficiente para questionar a conduta e levar em outro profissional, ou seja, independente da situação, você sempre vai achar que poderia ter feito DE OUTRO JEITO, e MELHOR e que POUPASSE esta pessoinha dos males que vem pós qualquer incidente ou acidente.
Mas somos apenas mães, pessoas, vivendo experiências, fazendo o melhor para cuidar de outra vida, se adaptando a novos formatos, novas condutas, novas posturas e NEM SEMPRE acertaremos, como todo mundo deste planeta e em todas as áreas da vida. Vamos fazer escolhas e coisas e vamos ERRAR MUITO e vamos aprender com nossos erros e assim vamos evoluindo como seres humanos e como mães.
Infelizmente quando erramos em algo em relação aos nossos filhos, a consequência de ve-los tristes, frustrados, machucados, ou doentes é um peso difícil de carregar. Mesmo que você não pudesse fazer muita coisa para evitar, ou mesmo que você não quisesse evitar porque não pode e nem deve privá-lo de VIVER e APROVEITAR a vidinha dele, nada alivia muito, a gente se sente péssima.
Uma coisa posso dizer com certeza, qualquer atitude que você tenha tomado, obtendo sucesso ou não, a sua intenção foi BOA, A MELHOR. Erramos ás vezes sim, mas no momento do acontecimento que possa eventualmente dar errado, be sure que o seu pensamento de mãe era de fazer a coisa certa , o melhor para o seu filho, de acertar. Mas não podemos controlar as coisas e isto é mais um aprendizado. Não podemos acertar sempre, isto também é um bom exercício para o seu perfeccionismo, ou para o meu! rs. O importante é que ser mãe, e cuidar de um filho amado e precioso, te torna uma pessoa melhor, e mesmo com todos os perrengues, os momentos de culpa e de dúvidas sobre a decisão certa a ser tomada, seu coração falará mais alto, e naquele momento ele te dirá que aquela atitude é a melhor para aquela pessoinha. Aprendemos que não podemos controlar. Aprendemos que não somos infalíveis. Aprendemos que somos humanas e não super heroínas.


Enfim um boa notícia no meio de tanta coisa difícil que a CULPA faz a gente sentir e vivenciar:
para nossos filhos somos sim as HEROÍNAS.
Principalmente até os 3 anos de idade. Tudo bem, a gente quer que dure para sempre, desde que de maneira saudável, mas quando aquele serzinho pituco olha para você, ele sabe que você está cuidando dele, que fará TUDO por ele e que o AMA incondicionalmente.
Ele sabe porque é seu filho, porque morou dentro de você e porque te conhece o suficiente, para SENTIR que perto de você o mundo pode desabar que ele estará protegido, seguro e amado.
Que ele pode fazer qualquer tipo de BIRRA que ainda assim você irá amá-lo e ensiná-lo os seus valores e o seu MELHOR para que ele se prepare para a vida e para o mundo.

Então seja feliz, você está fazendo um bom trabalho e seu filho sabe disso.
Um beijo sem culpa