23 de janeiro de 2012

SOBRE O SONO...

Eu tive o David, e uma das coisas que me dava mais prazer era embalar o pequeno para faze-lo dormir. Era algo tão delicioso ficar olhando para aquela carinha que ia aos poucos fechando os olhinhos e se entregando ao sono profundo. Embalava ele ao som de canções de ninar, com luzinha baixa, lembro até do cheiro daquela época.
Mas aí ele foi crescendo, ficando mais pesado e resistindo cada vez mais ao sono. Haviam dias em que eu ficava irritada porque ficava ali por mais de 1 hora e nada de ele dormir. Aí trocava com o marido e ele chorava, depois destrocava e ele dormia, vencido pelo cansaço. Até hoje o David tem dificuldade para dormir sozinho. Exceto quando está cansado. Aí ele cai em qualquer lugar no sono profundo. Por dias esse motivo sono me tirou o sono, literalmente. Sempre fiquei preocupada com a "má educação" do meu filho para dormir. Sem falar que se por ventura ele acordar a noite (o que não acontecia ha muito tempo, mas agora que ele não usa fraldas noturnas e levamos ele ao banheiro a noite, ás vezes ele desperta) ele vem direto pra minha cama. Não volta pra dele, só quando a gente vai lá e coloca ele depois de ele adormecer na nossa.
Isso tudo se deve a minha paixão por fazer bebês dormirem no meu colo? Isso tudo porque até 1 ano e 8 meses eu fazia ele adormecer no meu colo? Sim, acho que sim. Mea Culpa.
E aí eu já ouvi muito por isso. Mas como não dar colo para um bebê chorando por companhia e atenção? Não consigo. Já tentei, mas não rola. Já ouvi que preciso fechar a porta e não aparecer, que na época do berço deixa chorando um pouco, depois o pouco vai diminuindo até se acostumar e aprender a dormir sozinho, mas nunca consegui fazer isso. Nunca consegui deixar o David chorar sozinho por 1 minuto sequer. Sempre voei para o quarto dele ao primeiro barulhinho. Então após termos nos livrado da fralda diurna, mamadeira, fralda noturna e chupeta, eis que nossa próxima meta é ensinar nosso filho de 3 anos e meio a dormir sozinho na cama dele.
Aí veio o Beny. E com ele a minha promessa de que tudo seria diferente. De que eu colocaria ele no bercinho diria boa noite e sairia. E de fato eu fiz isso. Algumas vezes. E ele ficou quietinho. Mas aí o mini pessoa começa a crescer e mostrar a que veio. E ele não veio pra ficar sozinho. Até que ele é um mocinho que dorme no próprio quarto no berço desde o primeiro dia na nossa casa.
Mas isso o David também fazia e não adiantou muito...
Durante o dia o Beny adormece brincando no tapetinho de atividades, ou na cadeirinha tremetreme, ou no colo, ou no sling, ou no carrinho passeando... Já a noite, ou ele adormece mamando na cadeira de balanço, ou se ele continuar acordado após mamar, ele adormece no meu colo. Eu revivendo aqueles momentos deliciosos de embalar meu filhote antes de dormir. Aí coloco no berço. Algumas noites ele fica bem, lá acordadinho e de repente quando eu volto pra ver ele já adormeceu. Outras noites (na maioria caso ele não tenha adormecido mamando) ele reclama até eu aparecer no quarto, e aí ele para. Aí eu saio e ele reclama. Eu volto e ele para. E assim ficamos. Até que eu decida insistir em deixá-lo no berço ou pegar no colo e fazer dormir. Faço as duas coisas, então em teoria já estou melhor do que eu era com o David. Mas estou longe de ser do jeito que eu pensava que eu seria, ou do jeito que eu almejava ser com o Beny.
Sou a mãe que gosta de ninar seus bebês. E depois eu me ferro. Tenho a sorte (bate na madeira 3x) de ter filhos que dormem bem. Mas não se pode ter tudo. Ou até se pode, mas o preço é alto. Pelo menos para mim.
Sweet dreams!