27 de setembro de 2010

PROJETO RETIRADA DOS BICOS - FASE 1 MAMADEIRA


Então como toda mãe já sabe, o case "bicos" é sempre um problema futuro. Porque em algum momento sabemos que vamos ter que tirar a mamadeira, a chupeta ou a mamada no peito dos nossos filhos. E a hora certa para isso cada família vai encontrar a sua. Aqui em casa, após o desfralde e a entrada na escolinha, nosso próximo passo com o filhote era a "retirada dos bicos". Primeiro a Mamadeira, depois a chupeta.

 
Estamos na fase 1. Tirando a Mamadeira.


Meu filho mamou no peito até 6 meses e um dia não quis mais. Fiquei triste, mas achei mais fácil ele ter decidido por mim. Eu digo pra todo mundo que vc só volta a ser vc mesma depois da maternidade quando para de amamentar. Apesar de ser o melhor vínculo do mundo, você só retoma sua vidinha aos poucos quando não tem mais que amamentar de 3 em 3 ou 4 em 4 horas. Você sabe que seu filho não precisa mais só de você. Outra pessoa poderá cuidar dele por você, caso você não esteja.


Como eu sou estilista e não tive aquela "licença maternidade padrão", trabalhava desenhando as coleções de casa, frequentava as reuniões de trabalho na fábrica ou no escritório, e ia adequando a nova rotina as mamadas do filhote. Porém quando ele tinha 3 meses, eu tive que voltar de verdade para o trabalho. Era um horário flexível (minha chefe chamava de horário amamentação - eu trabalhava das 10h as 16h e tirava leite 2x no trabalho para que meu filho mamasse só o meu leite na mamadeira no dia seguinte e assim sucessivamente).

 
Fui apelidada de "leve leite" porque todos os dias nos mesmos horários lá ia eu e minha frasqueira térmica com os vidrinhos de leite para a biblioteca, me trancava, tirava leite e ia pra cozinha levar para congelar. Quando ia para casa as 16h passava na cozinha e pegava os vidrinhos de leite congelado para o filhote. Foi assim até ele ter 5 meses e aquilo ficar muito exaustivo, então tirava 1x o leite e dava 1x o leite de lata. Até que com 6 meses ele quis só o leite de lata.

 
Acho que uma amamentação de qualidade está totalmente ligada ao bem estar da mãe e o desejo de ver o filho bem. Quando estava em casa na minha "pseudo licença maternidade", durante os 3 primeiros meses de vida do meu filho a amamentação era perfeita, porque mesmo trabalhando, trabalhava de casa, e tinha tempo para descansar quando ele descansava, me alimentava super bem e bebia muito líquido.



No trabalho é claro que a vida não era assim, ás vezes atrasava minhas retiradas de leite por causa das reuniões, ficava aflita, stressada, nervosa, peito explodindo e aí já azedava (modo de dizer) todo o meu esforço.
Então em determinado momento eu queria parar de tirar leite porque a rotina profissional estava ficando cada vez mais estressante, e ouvi da minha cunhada (hoje mãe de 3filhos, ou seja, 3x mais experiência que eu)
"mais vale uma mamadeira bem dada do que um peito aflito".

Aquilo fez sentido pra mim no momento e resolvi parar de tirar leite no trabalho. E dar o leitinho de lata na mamadeira e o peito de manhã e a noite, até ele desistir do peito, como eu já contei no início do post.


Me lembro da primeira mamadeira que o David tomou. Eu tinha o peito cheio de leite e ele queria mamar no meu peito cheio de leite. Porém o pediatra pediu para testar a mamadeira antes de eu voltar ao trabalho pra ver se ele se adaptaria e garantir que não morreria de fome caso algum dia tivesse alguma emergência e eu não chegasse a tempo.

Eu fiz uma mamadeira de NAN e dei pra ele.
Eu chorava porque não queria dar a mamadeira, queria dar o peito. Mas tinha que testar.
Ele chorava porque não queria a mamadeira e queria meu peito.
E a babá chorava por ver nós dois chorando.

Foi um horror. Nunca vou esquecer das minhas lágrimas correndo pelo meu rosto e caindo na roupinha dele.
Enfim, como tudo na vida, sobrevivemos.
E hoje que ele já é um mocinho de 2 anos e 4 meses, mama um leitinho quando acorda e outro antes de dormir.

Já tivemos fases de mamadeira, nesta época de baby ele usava a Dr. Browns que era para reduzir cóllicas e diziam que era "natural flow" ou seja, se assemelhava a dificulade de sugar o peito, e como meu filho tinha refluxo diziam os pediatras, que era a melhor opção.
Quando ele fez 1 ano, passei ele para as mamadeiras da NUK.
E aí, ha 2 semanas, eu falei pra ele um belo dia, sem aviso prévio:


-"David hoje vc vai tomar seu leitinho no copinho, vamos dar tchau para as suas mamadeiras porque você já está grande, vai pra escola, não usa mais fralda, não é mais neném, e mamadeira é coisa de neném, ok?"


-"Não mamãe, quero meu tetê na mamadeira".


Ignorei, e fiz o leite no copinho de treinamento também da NUK que ele já usava para tomar água ou suco.
Na hora que dei pra ele, ele tomou e pronto.
Na manhã seguinte, meu marido fez a mesma coisa, e o David falou:


-"Papai, faz meu tetê na minha mamadeira".


E ele disse, que não, porque ele já era grande e agora ia beber no copinho. E desde então ele abstraiu totalmente das mamadeiras e nossa primeira fase foi um sucesso. Inclusive na hora de fazer a mamadeira ele vai junto com a gente e ás vezes quer em copos totalmente alternativos.
Fiquei feliz por mais uma etapa finalizada. Era a nossa hora certa. Deu tudo certo.


Agora estou conversando com ele sobre a chupeta. Digo que deixa os dentes tortos, que ele já tá grande pra chupar chupeta, etc. Mas esta eu seu sei que vai me dar muito trabalho. Estou dizendo pra ele que vamos jogar as chupetas no telhado de ibiúna e que o telhado vai mandar um presente pra ele que ele quer muito para compensar por ter virado moço e deixado as chupetas para traz. Ele tira na hora e me dá. Mas sei que ele não está preparado. Quero fazer isso no final do ano. Vamos ver se consigo. Faltam apenas 2 meses. Sou a favor das coisas em doses homeopáticas, e uma de cada vez. Cada vez que resolvemos algo direitinho com ele, passamos para a segunda fase. E assim vamos caminhando. Fico feliz porque vejo meu filho crescendo e atravessando cada fase, umas dão mais trabalho que outras, mas a gente supera tudo.


E para compensar, o silêncio da semana passada "que já passou", deixo vocês com a música "Leitinho" do CD Pequeno Cidadão, aquele que todo mundo já conhece e que acabaram de lançar o DVD e que estava pipocando por aí em tudo quanto é lugar....
Também é com o Tutunes (nem preciso mais chamar ele de Arnaldo Antunes né? semanalmente no blog já estamos muito íntimos) e  meu filhotinho ama esta  música e me pede pra colocar no CD sempre que estamos ouvindo juntos. Agora precisamos do DVD para curtirmos juntinhos.



Beijos de mãe que começou a semana fazendo barulho (ia colocar aqui uma musica de bateria de escola de samba, mas achei que seria demais pra uma segunda feira hahahahahhahahahahaha)