25 de fevereiro de 2011

A PARTE CHATA...

Ontem foi um dia ruim aqui em casa. Na verdade não o dia todo. O dia estava bom, tudo ocorreu normalmente, o David me fez companhia na loja de artigos para festa para comprarmos as coisas da festinha da minha irmãzinha adotiva de 4 anos. Foi uma festa ele perambulando pelos temas da loja e querendo alcançar o banner gigante do Relâmpago Mcqueen e tal...
Aí depois de ele brincar exaustivamente de bola, e agora ele joga bola por horas sem parar, voltou preto L I T E R A L M E N T E. Suado. Precisando chamar o esquadrão da limpeza. Eis que começou a lenga. Vamos tomar banho! E ele NÃO! Depois de ouvir uns 77 nãos e o menino "berrando que não queria tomar banho" ele foi para o banho a força. E não parava de chorar, ou melhor gritar.
A coisa que mais me tira do sério na vida é ver choro ininterrúpto. E mais importante de tudo: sem motivo. Aquele choro de manha e birra que não tem lágrima mas que tem muito som? então, esse eu detesto.
Eu sou super conversa. E sempre tento ficar explicando o inexplicável para o David. Mas é claro que ás vezes ele nem tá ouvindo o que eu estou falando. E isso me deixa super nervous...
São momentos tão chatos de ser mãe, tão difíceis....
Uma mistura de tentar controlar a situação para seu filho não virar um mal-educado-que chora por tudo... ou de tentar modificar a situação para que ele se distraia com alguma coisa e esqueça porque está reclamando que vai pro banho.....
Pra mim é super difícil viver essas situações birrentas porque eu vejo aquele menininho que ontem mesmo era um bebê tão bonzinho que nem chorar chorava.... e depois aquele micro menino que andava cambaleando por aí distribuindo seu sorrisão para todos os lados, incapaz de fazer um desaforo... ou uma manha...
e aí vejo hoje essa pessoinha, cheia de vontades e opinião própria, querendo conquistar o mundinho dele aqui em casa, querendo passar por cima da vontade da mãe dele que sabe o que é melhor pra ele... é difícil ver isso. Sofro e choro.
Meu marido me fala que sou muito dramática. Que ele é criança e criança faz birra de vez em quando. Que nosso filhote é super bonzinho e a cada 4 meses apronta uma dessas. Tem sido assim, é verdade. Mas cada uma dessas é um desgaste, fico super deprê de ter que ser mais linha dura com ele, e de ter que ouvir o que ouvi ontem:
"eu não quero ficar com você". Dói viu, dói muito.
Ainda mais de alguém que eu falo que amo todos os dias e que olha pra mim tão deliciosamente toda noite e me fala: "boa noite mãe, te amo". De um menino tão afetivo e amado como ele.
É claro que a louca aqui não quer dizer que o criatura de 2 anos e quase 10 meses tem consciência plena do que está fazendo. Eu sei que ele está crescendo, se desenvolvendo e que ás vezes fica difícil lidar com as frustrações dele e com a falta de controle dele em relação as situações. E que ele é absolutamente normal por fazer isso e vivenciar isso. Mas é difícil ver minha cria sendo possuída por uma nuvem negra e transformando um momento não quero tomar banho em uma "tormenta".
E aí maternas do mundo, será que todo menino odeia tomar banho desde cedo? E será que as birras nos acompanham até 4 anos? Aiaiaiaiaiaiaiaiiaiaiaiaiaiaiai, help!
beijos de mãe que padece no paraíso....

22 de fevereiro de 2011

VIDA MUNDANA PÓS-MODERNA (E UM ALMOÇO PRA LÁ DE ESPECIAL)

foto meramente ilustrativa tirada de algum lugar ótimo da NET...
Ando meio sem inspiração pra escrever... verdade. Acho que todo mundo passa por um "bloqueio criativo" de vez em quando.... eu tenho sempre um bloqueio ou outro rolando... e normalmente funciono ótima sobre pressão... mas como ultimamente não tenho sido pressionada de nenhum lado (uhú) estou no momento bloquei o criativo para escrever no blog...
Veja bem... é só para escrever no blog.
Porque para a Mamma Mini ando tendo infinitas idéias. Aliás colocando em prática algumas coisas e em breve vcs vão ver quantas novidades legais. Já sei também que estaremos no baby bum de Maio... sim, de maio... e eu já tô aqui falando? claro, abril tá aí (já estou começando a pensar no niver do David) e maio também (meu niver, dia das mães e baby bum... olha quanta coisa?)...
Portanto o bloqueio criativo tem se dado em relação aos temas que eu quero escrever, ou que eu não quero escrever... Na verdade sempre vivi um dilema com este blog aqui... ele é para ser uma coisa PROFISSIONAL para divulgar a MAMMA MINI mas como eu sou uma pessoa TUDO JUNTO MISTURADO eu simplesmente NÃO CONSIGO fazer dele um blog estritamente profissional....rs, e aí que eu quero dividir com a comunidade materna as minhas aflições de mãe, minhas realizações de mãe, minhas firulices e afins... e aí que quero falar sobre existencialismo, sobre questionamentos, sobre terapia, sobre minhas crises trabalhoxrealizaçãoxfilho , sobre a árvore que caiu em frente a minha casa ontem, sobre as árvores que tem caído na cidade por causa das chuvas... enfim, são muitos assuntos, mas sempre acho que preciso de um FOCO. E como essa vida mundana que eu levo, ultra pós moderna onde fico online ALL DAY LONG na internet do telefone, no carro quando o farol fica vermelho, na sala de espera do médico, terapeuta, qualquer coisa do tipo, deu um pit stop é motivo pra me jogar no celular e na internet... e aí fico me achando um pouco "freak show" sabe aquela pessoa que não se relaciona nos lugares que chega, se fecha simplesmente em seu mundinho particular e interage apenas com o celular e com muuuuuuuuuuuuuuita informação? Não gosto de ser esta pessoa... mas tenho sido....rs Aí chega no final do dia li tanta coisa que fico com preguiça de escrever, rs.
Lembro que quando morei em Londres, esse "bem querer do próprio umbigo" dos ingleses me deixava pasma. Eu andava no metro e o fato da pessoa nem olhar na cara das pessoas que chegavam em sua frente ou que sentassem ao seu lado me deixava indgnada, mas ao mesmo tempo achava mágico, pensava: "eita povinho evoluído, aqui posso aparecer pelada que ninguém vai notar..." exceto os garis da rua e os bêbados pedindo moedinha...rs
Na verdade será que isso é evolução ou involução da sociedade? Eu via cada um entretido com seu livro, computador, celular, jornal e afins e era uma coisa de aproveitar o tempo que estava parado para poder ler alguma coisa interessante, falar com alguém e tal... Acho legal aproveitarmos nosso tempo sim, mas acho que esse mundo atual é um mundo de busca frenética por informação, e por procurar algo para fazer ONTEM. E a gente não se dá a chance de ficar quietinha um pouquinho (estou falando de mim tá?) que já precisa produzir algo, ler algo, saber de algo, falar com alguém... Fico pensando que isso é uma síndrome da modernidade. Fico pensando que nossos filhos precisam se entreter o tempo todo com alguma coisa porque podem se entediar... na minha época se eu me entediasse eu que imaginasse alguma coisa nova para brincar... Ok são os sinais do tempo e eles tem coisas muito positivas, mas eu como uma total "internet addicted" e pelo fato de trabalhar com moda, preciso saber o tempo todo o que está acontecendo, isso é um pouco cansativo, e por isso cada vez mais tenho apreciado os movimentos SLOW que rolam aí pelo mundo. Cada vez mais tenho apreciado as pessoas que buscam o auto-conhecimento, que fazem yoga e meditação. As pessoas que se permitem tirar um ano sabático.
As pessoas, que como dissemos no almoço de ontem que vou contar aqui já já: param de trabalhar para essencialmente cuidar dos filhos... e assim vou viajando nos meus pensamentos... todos misturados aqui neste "pseudo papel?".
Aí que ser uma "internet addicted" tem suas vantages e uma delas é fazer amigos virtuais (já que tenho tido tão pouco tempo para interagir com as pessoas normais e interajo mais com meu telefone) que acabam virando reais... Ontem por exemplo, aconteceu um almoço de mães bloggueiras amigas... Caí meio de paraquedas e foi uma delícia. Super agradável, super gostoso, super troca de informações sobre filhos, trabalho, família e afins. Eu adorei conhecer pessoalmente pessoas que eu já lia, outras que eu já tinha lido uma vez ou outra, é muito legal sair do virtual para o real. Gente como a gente, mãe como a gente... estavam lá a que já havíamos nos falado que eu leio sempre e sou fã, a Camila que já era minha amiga pessoal que saiu do virtual faz tempo... a Flávia que também já tinha virado amiga real, a Carol super querida e eu já amava o blog dela, agora amo mais, tive boas surpresas como conhecer a Anne super descolada parecia que já nos conhecíamos, a Natália também super legal ver materializada a pessoa que escreve suuuuuuuuuuuuuuuuuuper como ela, e a Roberta também super querida que eu adorei conhecer o blog e ver fotos dos filhotes.
Precisamos repetir....
Então chego a conclusão que para quem estava com bloqueio criativo até que eu escrevi demais....
e que tem vantagens no mundo moderno e nas conexões virtuais e redes sociais que formamos pela nossa vidinha mundana pós moderna.
Um brinde as amigas virtuais que se tornam reais!
Beijos de mãe real e virtual o tempo todo....