28 de fevereiro de 2013

Viajar com apenas um dos filhos, pode?

Você que é mãe de dois, três, quatro crianças adoráveis... que vc ama incondicionalmente todinhos os filhotes com a mesma intensidade sabe do que eu vou falar aqui...

Afirmo que a nossa vida é cheia de situações, de surpresas e de coisas que você e o pai dessas criaturinhas amadas terão que resolver e decidir, e nem sempre será a decisão mais fácil...

Eu já viajei sem meus filhos algumas vezes. Viagem a lazer, viagem a trabalho, todos os tipos de viagem...  sempre tive culpa e ansiedade, sempre acabo ficando doentinha antes de viajar, mas o fato é que quando estou lá no destino, sempre aproveito e me divirto muito. Começo a ficar de coração apertado conforme o tempo vai passando e a saudade vai apertando. Eu diria que 1 semana é o tempo limite para a saudade começar a cortar a alma. Cinco dias é ótimo porque vc sente saudades mas é suportável. Passou de 1 semana a saudade começa a doer e vc começa a sofrer. Você não, eu. Cada um funciona de um jeito... tenho amigas que viajam sem os filhos, tenho amigas que não viajam sem os filhos, tenho amigas que morrem de saudades e outras que ficam ótimas e poderiam ficar 1 mês fora... Tem de tudo, essa é a boa textura da maternidade. E esta é, como eu sempre digo, a parte boa de ter seus próprios filhos, todo mundo vai falar e palpitar mas você vai fazer apenas o que você achar melhor. Adoro.

Estou numa situação delicada, porque vamos fazer uma viagem com meu filho mais velho e não sabemos se levaremos o baby. Já viajamos com o mais velho e deixamos o pequeno aqui sob os cuidados da avó e foi super tranquilo. Mas ele era muito pequenino e não teria condições de levar, depois era aniversário do meu filho e a gente queria ter um momento só com ele, ele tinha acabado de ter um irmãozinho, achamos que seria legal pra ele ter os pais exclusivos por este período.

Desta vez é diferente. Teremos um evento de família em Israel. Israel é longe daqui. O tempo de viagem seria apenas de 4 dias lá, descontando a ida e a volta. São 2 vôos, o primeiro bem longo. Muito puxado pra ele. E pra mim. E depois voltaria sozinha com os dois. Isso me deixa um pouco nervosa, porque sei que  pensar em avião com 2 crianças me deixa tensa... odeio avião... meu mais novo é super pilha, não curte muito ficar paradinho, mas os dois se divertiriam juntos, é fato... Por outro lado penso que ele ficar quietinho na casinha dele por menos de 1 semana vai ser mais tranquilo, mais confortável pra todo mundo. 

Mas meu coração fica apertado. Eu não decidi nada ainda. Pendo para o lado de deixa-lo aqui. Mas a culpa de mãe me faz pensar que se carrego um porque não carrego o outro. E meu lado racional diz que eu como mãe devo valorizar o melhor para ele, e o melhor para ele é ficar na rotina dele e ser poupado de um batidão de 4 dias para tão longe.

Enfim, ser mãe é tomar decisões, viajar é muito bom, é uma delícia, mas uma viagem programada e com tempo é perfeita para fazer em família... já uma viagem corrida de última hora não me parece o melhor para um baby não é mesmo?

Aguardem o próximo capítulo.