20 de janeiro de 2010

A hora certa é agora!





Com o assunto filho, sempre me pergunto qual é o tempo certo de se fazer as coisas, minhas atuais perguntas são:
quando vou tirar a fralda do meu filho, quando vou enviar ele para a escolinha, quando vou tirar ele do berço e passar para a cama, quando e se deveremos encomendar o segundo filho,  quando, quando, quando.... O tempo é o nosso grande maestro da vida.

E vejo que devemos tocar nossa vida, nossas coisas, nossos sonhos sem a preocupação de QUANDO tudo vai acontecer. A gente se coloca prazos, dead lines, igual na vida profissional, mas a real é que somos humanos e não funcionamos como RELOGINHOS na prática da vida e das relações humanas. Quando não nos preocupamos tanto com as coisas elas entram nos eixos normalmente, tomam seu rumo sozinhas.... lembro quando ficava super encanada de que não poderia dar a mamadeira da noite do David e aí um belo dia ele começou a dormir a noite toda... ou seja, tudo o que eu li e tentei aplicar, todas as nossas batalhas noturnas tentando evitar algo que era inevitável no momento foi eliminada na hora que era para acontecer... confesso que até hoje quando algo acontece e ele acorda de madrugada com alguma dificuldade para dormir eu dou a tal da mamadeira e sei que aquilo é uma garantia de que ele vai dormir em seguida... posso estar assinando uma sentença mas no dia seguinte sou eu quem tem que estar disposta, acordada para trabalhar e fazer tudo o que eu preciso, e sei que ninguém mama mamadeira a noite por muito tempo,  enfim, todo mundo tem seu TEMPO de fazer as coisas e temos que respeitar as individualidades de cada pessoinha de nossas vidas.
Outra coisa que acontece quando se tem filhos é "noiar" ao ver uma criança com a mesma idade que a do seu filho fazendo algo que o seu filho ainda não faz. Ou andando quando seu filho ainda não anda, ou engatinhando quando seu filho ainda não engatinha, ou sentando quando seu filho ainda não senta, ou falando quando seu filho ainda não fala... por mais que a gente saiba que está tudo bem,  e que vc saiba e repita aquele discurso de que "cada criança tem seu tempo", dá sempre aquela pseudo-nóia:

-por que será que meu filho está atrasado nisto ou naquilo....

 e a verdade é que cada criança tem seu tempo, MESMO! Tem crianças super by the book que seguem a risca todas as bibliografias sobre a idade dela e faz tudo na idade que o livro diz fazer e outras que demoram um pouco, outras que demoram muito e outras que se antecipam tanto, que fazem tudo muito antes da idade em que se espera que façam....e assim vai, estas mini pessoas já demonstram sua personalidade, seu jeito de lidar com a vida e com as coisas, seu enfrentamento, mesmo com este tamanho todo....rs


Em matéria de tempo, a gente sempre está se perguntando qual é a hora certa de fazer tal coisa:
a hora certa de se casar, a hora certa de montar seu próprio negócio, a hora certa de mudar de trabalho, de comprar um apartamento, a hora certa de começar a fazer um curso que vc sempre desejou fazer, a hora certa de conhecer um lugar que vc não conhece, a hora certa de ter um filho, de comprar um cachorro ou um peixe, a hora certa de parar alguma coisa que te faz mal, a hora certa de se alimentar melhor, de começar uma dieta, de começar uma reforma, de entrar em forma, de se espiritualizar, será que existe esta HORA CERTA ou será que esta HORA CERTA é apenas uma disposição interna, é ESTAR PRONTO para iniciar algo, para começar algo novo, para MUDAR, para se DEDICAR DE VERDADE E PROFUNDAMENTE  a alguma coisa...

Eu acho que a hora certa é quando você está disposta, quando você toma a DECISÃO e resolve enfrentar a vida, ou alguma nova situação.
A hora certa é quando você resolve aceitar um DESAFIO de desbravar algo desconhecido, de aprender a realizar uma nova tarefa, de aprender a ser diferente e a viver diferente. As mudanças aparecem para MELHORAR alguma coisa na sua vida. E elas só acontecem quando você está PRONTO para elas.
Portanto, independente do TEMPO, ou da HORA CERTA tudo depende muito mais de você, dos seus desejos e do seu "torque" e impulso para se jogar na vida e nas coisas que deseja e acredita, do que de qualquer outra coisa. E esperar que a hora certa apareça como um reloginho na sua frente e toque as 12 badaladas do CUCO, não vai fazer nada cair no seu colo. "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer", já dizia a música do Geraldo Vandré.


Beijos de mãe que não espera