17 de fevereiro de 2012

EU O BENY E AS MASTITES...

É minha gente, amamentar um bebê que é aficcionado pelo peito é o máximo, prazeroso, maravilhoso. Porém essa mesma amamentação que já virou até post no MMQD me trouxe alguma"s" mastite"s". Sim, MASTITES. Não 1, nem 2, mas 3, quase 4 mastites. Porque tanto azar meu deus? Porque tanta sorte de ter tanto leite mas tanto azar de ter tantas mastites? Freud não explica. Nem meu médico. Nem ninguém. Eu ouço: "-Que azar, coitada!" e é isso mesmo.
A mastite é uma inflamação nas glândulas mamárias ... quando a pessoa produz muito leite e o neném não mama tudo, os canais ficam com acúmulo de leite e "empedra", este mesmo leite acumulado é um ambiente propício para as bactérias fazerem de lá sua morada, estas que normalmente entram por alguma fissura, escoriação ou outra ziquezira no mamilo (que funciona como porta de entrada para os bichinhos agirem... nos meus mamilos tem uma placa bem grande para as bactérias escrito WELLCOME HOME MY FRIENDS!).
A primeira mastite veio quando o Beny tinha 8 dias. Depois veio uma estomatite, nada a ver com mastite, mas tive que tomar antibiótico pela 2o. vez. Depois veio a 3o. mastite, quando o Beny tinha 2 meses, e tive que tomar antibiótico pela 3o. vez. No reveillon meu peito começou a doer e eu fiquei morrendo de medo de ter outra mastite, aí tomei antinflamatório por 1 semana tirando bastante leite após as mamadas e aí passou. Ufa... desta vez não veio tão forte. E aí, quando já me sentia totalmente livre das mastites, ha 2 semanas tive minha 3o. mastite. Antibiótico pela 4o. vez. Em 4 meses.
Ela, a danada, chega como quem não quer nada, começa com uma dor no peito, que começa a ficar latente e insuportável... depois vem um vermelhão na região dolorida. Quando isso ocorre tomo um analgésico e um antinflamatório... depois vem a dor no corpo, os calafrios e o febrão. E uma sensação de estar muito doente. Fico imprestável, acamada, só parando de "moribundar" para amamentar com muuuuuuuuuuuuuuuuuuita dor. Mas alivia. Amamentar, ao contrário do que todo mundo fala, pra mim alivia o peso do peito dolorido. Dói muito, mas depois com o peito vazio a dor é menor.
E assim como ela vem, ela vai. Em 2 dias de antibiótico estou nova em folha. Com um pouco de dor para amamentar e só. Espero do fundo do coração que esta tenha sido a última. Mas não posso ter certeza. Depois da mastite vou no meu gineco/obstetra pra fazer ultrassom da mama e ver se ficou tudo bem. Porque podem acontecer abcessos e ter que fazer pulsão para tirar o pus. Felizmente (vejam como sou sortuda) nunca tive que fazer isto. Viram que sempre pode piorar né?
___________________________________X________________________________
Agora começa meu drama para "desmamar" o Bezerro Beny. Ele tem 5 meses. Eu sei que é super novinho ainda. Mas eu pretendo amamentar ele até perto de 7 meses. Quando ele estiver com 7 meses vou fazer uma viagem com o David e o marri, e o nosso baby Beny não vai. Então obrigatóriamente ele precisa estar desmamado até lá, para sobreviver sem a mamis por perto. Mas como é difícil desmamar um bebê que ama o peito e não aceita nenhum outro tipo de leite. Ninguém nunca me contou quão difícil seria, e eu nunca entendi quando ouvia alguma história sobre isso.
Já ofereci NAN, ENFAMIL E APTAMIL. Ele não aceita nenhum. Ele aceitou apenas 2x o meu leite na mamadeira, mas nem isso ele aceita. Trava a boca. Já introduzi o suquinho e a papa de frutas, mas tudo é bem lento e ele aceita de pouquinho bem pouquinho. Eu sei que ele vai mamar outro leite e que preciso começar a fazer a transição mas tem sido tão difícil. Até pra mim, porque dá um apego ter um bebê que ama o peito...
Com o David nada disso aconteceu porque ele desmamou sozinho. Com 5 meses já tomava 1 mamadeira de complemento por dia e como eu trabalhava fora de casa, as mamadas do meu leite eram na mamadeira durante o dia. Ele só mamava no peito de manhã e a noite. E de 5 para 6 meses ele começou a recusar as mamadas do peito e ficou só na mamadeira. Então foi algo natural, um dia ele simplesmente não mamou mais meu peito e meu leite desapareceu. Sem traumas, sem sofrimento. E tem também a preferência por mamadeiras. Para o David comprei várias da Avents e ele recusou todas. Depois dei a Dr. Browns e ele amou. Com o Beny comprei o enxoval de mamadeiras da Dr. Browns e ele detestou todas. Depois testei a NUK e ele gostou.
Já com o Beny pensar no desmame tem sido algo um pouco difícil, porque ele AMA o peito, é um gigante glutão e vem com uma voracidade de recém nacido ao peito. Sem contar que ele faz um barulhinho tão fofo (disso vou morrer de saudades) que morro de peninha de tirar o peito dele. Assim como é gostoso pra ele, é gostoso pra mim, mesmo com as minhas amiguinhas as MASTITES. Uma amiga me disse para tentar o leite NAN HA porque disse que é um leite que tem um gosto mais parecido com o leite materno e os bebês que não pegam outros leites pegam este... vou testar. Espero que role. Ainda tenho 2 meses pela frente para fazer o desmame, mas não quero fazer nada radical, quero aos poucos ir fazendo a transição para que a gente não sofra. Qualquer dica sobre desmame será bem vinda. Viu mulherada?
Ah, e se vc quer dicas sobre desfralde, a COLCHA DE RETALHOS DO MAMATRACA hoje está imperdível. E eu estou lá contando um episódio hilário que aconteceu com a gente no desfralde do David. Corre!