9 de abril de 2013

A maternidade rosa


Para mim a maternidade é azul, porque eu sou mãe de dois meninos. Lindos. Amados. Insuportavelmente deliciosos. Porém ela tem um quê de rosa, porque quando se trata de falar dos meus filhos e da maternidade tenho uma visão romântica rosa e quase alilazada sobre o tema... Porque ter filhos para mim é fazer parte da mágica da vida, da benção divina de gerar um serzinho e proteger, cuidar, amar com tanto afinco que sua vida se transforma por completo. Você se transforma por completo. Não conheço uma mãe que continuou sendo a mesmíssima pessoa antes e depois dos filhos. Eu digo que é o AF e DF. Algumas mudam mais, outras menos, mas todas serão transformadas por um amor avassalador e preocupações e tormentas idem. E mesmo com todos os perrengues da maternidade (sim, mesmo no mundo cor-de-rosa ou lilás da maternidade, perrengues existem) o amor supera os perrengues e ser mãe me trouxe um sentido absurdo na vida. E descobri uma vocação incrível que eu nem imaginava existir dentro de mim. Ser mãe é definitivamente meu melhor papel, ou o que eu exerço com mais graça e dom natural.



A natureza me chamou  ha exatos 5 anos e 3 meses e eu fui. E eu fui duas vezes, porque gostei muito do caminho.  Para mim, ficar grávida, mesmo tendo enjôos em uma das gravidezes, usando soutien tamanho 48 e pedindo ajuda para amarrar os sapatos ou depilar me fazia sentir bonita, poderosa e especial. Sentir o passo a passo daquela barriga crescendo, o corpo mudando de forma, sentindo cada soluço, movimento de suave no começo a chutes doloridos no final, me fazia sentir viva, feliz, protetora dos meus rebentos. Me recordo do nascimento dos meus filhos com muita emoção... viveria isto de novo mil vezes, na minha cabeça, como num filme. Momentos mágicos que estão fincados na minha alma para sempre.

A maternidade me tornou uma pessoa melhor. A maternidade me ensina todos os dias. A maternidade rosa que eu enxergo, mesmo num universo completamente azul de carros, lutas e esportes radicais, me faz feliz, me faz viva, me faz pessoa. Maternidade é um monte de coisas juntas, tudo ao mesmo tempo agora, transforma sua rotina numa corrida de 6 kilômetros com  200 obstáculos , e ainda assim, voltar pra casa e ver aquelas carinhas esperando ansiosamente por uma brincadeira, receber um abraço que quase te derruba no chão, é absolutamente fantástico. Faz a vida valer muito mais do que ela valia antes. Me faz ser muito mais feliz do que eu era antes.