29 de janeiro de 2010

COMER COMER...COMER COMER, É O MELHOR PARA PODER CRESCER....


Mãe que é mãe sabe a importância de ter seu filhote bem alimentado. Desde o nascimento quando a gente coloca aquela coisinha no peito para mamar e instintivamente ele já sabe exatamente o que fazer, dá um alívio danado. Neste momento começa uma responsa e uma "obrigação"que adotamos em nossa vida para todo o sempre de garantir que seu filho vai se alimentar direito em todas as fases da vida dele, que ele vai conseguir ter o leitinho materno para protegê-lo, ele vai comer de 3 em 3 hrs, depois de 4 em 4, depois ele vai começar a tomar suquinho, comer frutinha, papinha salgada e finalmente se alimentar como gente grande, mas com infinitas ressalvas, é claro.... E nós, as mãe, estaremos sempre preocupadas se a criatura vai fazer isto direito e se está crescendo e ganhando peso dentro daquela tão famosa curva de crescimento que a gente acompanha desde que o bb nasce....

Mas acho que isto nunca acaba, porque até hoje vejo minha avó me falando: " se alimente direitinho filha, vc tá muito magrinha..."  até parece vó, quem me dera...rs
É que saber que uma pessoinha  depende de você para se alimentar e  para sobreviver é uma grande responsabilidade e missão. O bebê precisa de você para comer. E você precisa que ele coma direitinho para crescer forte e saudável. Mas nem sempre tudo funciona perfeito como nos livros.
Muitas vezes no início os bebês não pegam direito o seio materno e acabam não ganhando peso, outras tantas vezes quando estão mais grandinhos se recusam a comer certos alimentos, alguns não curtem comer, comem pouco só para não morrer de fome, como diz minha cunhada Anete.

Eu já fiz infinitos malabarismos para o David comer. Ele sempre foi um bb que mamava direito, mas não muito. Aceitou o suquinho com certa dificuldade, amou as papas de frutas e teve paixão pelas papas salgadas. Mas confofme o tempo passava ele preferia se divertir do que ficar no cadeirão sentado para comer... e aí ,eu  e a babá, com a maior paciência do mundo fazemos show, cantamos, eu pego potinhos, colheres, brinquedos, quelquer coisa, o que for, para que ele se distraia e coma... tá bom, pode falar que isso tá errado, que a criança tem que saber que comer é comer e brincar é brincar, mas quando é seu filho que não está querendo comer, você faz o que for preciso.
Eu faço qualquer coisa para que o David coma melhor. Ele sempre está abaixo do peso mas com crescimento super bom, segue a média do moleque magrelinho.... e tá lindo assim, e saudável, o mais importante.



Atualmente minha preocupação tem sido a qualidade dos alimentos que ele come. Adotamos aqui em casa somente a compra do frango KORIN que é sem hormônios e antibióticos. Ovos só caipira ou Korin também, porque também vem sem os hormônios do frango. Frutas e verduras quando possível Orgânicos, mas nem sempre consigo, mas minha meta é conseguir. Tenho pensado muito no futuro e no que vai ser do mundo que meu filhote vai viver, que nossos filhos irão viver.
Acho que é preciso adotar um consumo mais consciente, começando pela alimentação.
É preciso adotarmos condutas simples como separar o lixo (é o mínimo que podemos fazer!), comprar alimentos saudáveis e consumir menos coisas desnecessárias.
Cabe uma reflexão de final de semana, depois que a gente tem filhos a gente se preocupa um pouco mais com o futuro e com o mundo que estamos deixando para eles.

Assim como ele, cada dia eu descubro uma coisa nova, encontro  novas maneiras de fazer as coisas, tento melhorar todos os dias o mundo dele, o meu mundo e a nossa vida. Aprendo todos os dias a ser mãe com o meu filho. Este é meu grande aprendizado diário.
E confesso que me torno uma pessoa melhor a cada dia.

Espero que assim como eu o mundo melhore também para ser um lugar melhor para nossas gerações futuras... será? hope so....


Beijos com fome de um futuro feliz para todo mundo