1 de dezembro de 2011

DICAS PARA O FINAL DO ANO...

Você que é mãe, tia, madrinha, filha, neta, amiga, esposa, mãe de aluno e afins, sabe que chega o final do ano e tem aquela lista (rolo de pergaminho) de presentes infindáveis e a famosa "lembrancinha" pra todo mundo que foi legal com vc, com seu filho, com seu marido, com seu cachorro, com a sua família e por aí vai... Quem foi que inventou essa coisa da "lembrancinha"?
Fala se não é cafona essa palavra: lembrancinha... ? eu acho muito cafona, mas até hoje não encontrei algo que substituísse na íntegra o significado da lembrancinha... Eu gosto mais de "mimo" ou até de palavras do meu "póprio vocabulário maluquístico" como um "tchuc tchuc" ou um "breavers" enfim...
Daí no dicionário a coisa da lembrança é
Significado de Lembrança s.f. Impressão, idéia de uma coisa, de uma pessoa ou de um fato, que a memória conserva; recordação; reminiscência.A faculdade da memória: a lembrança trabalha rápida.Apontamento para ajudar a memória: caderneta de lembranças.Lembrete, admoestação.Alvitre, inspiração, idéia: tive a lembrança de partir.Presente, mimo, brinde: lembrança de Natal.S.f.pl. Cumprimentos, saudações, recomendações: dê lembranças à família.
Eu confesso que ADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORO (veja o ênfase no DOOOOO) dar presentes. De qualquer tipo, para qualquer idade. Simplesmente acho delicioso comprar presentes. Meu marido fala que meu carro é o carro do papai noel, porque sempre tem umas sacolinhas no porta-malas de presentinhos que preciso entregar... E aí que se a pessoa não ganhar muito dinheiro como é que faz pra comprar tanto presente e lembrancinha ? Eu tenho um círculo de amizades bem extenso (felizmente dei sorte de ter muitas pessoas queridas na vida) e aí nessa vasta extensão tem lembrancinha pra "cacete", caramba, quero dizer, tem lembrancinha pra caramba pra comprar, e outros presentes que não são lembrancinha como o amigo secreto da família (digo 4 presentes: um meu, um do marido, um do David e até o Beny entrou no amigo secreto...rs) aí tem o presente do marido (caso ele não seja o meu amigo secreto) o presente do David e os presentes de aniversário do sogro, da cunhada e do tio.
Tá calculando? Pois bem, é uma "orgia presentística" e um rombo na conta bancária. Isso que eu ainda não fiz a lista das lembrancinhas... tá sentado caro leitor? então vamos continuar...
DAZAMIGAS (tenho umas 5 pra presentear) dos filhos DAZAMIGAS (são mais 5) da família do marido (sogra, cunha, avó) dos sobrinhos: 5 meninos, 2 meninas, 1 na barriga (sem falar dos 3 em Israel que vão ficar sem presente porque não vamos nos encontrar) dos filhos dos sócios do marido, do pessoal da escola do filhote (3 professoras, 1 secretária e 12 amiguinhos - sim porque em chanuká tem "lembrancinha" pra todo mundo), aí continuando, tem a professora da natação, as duas manicures, a cabelereira, a babá, a babá folguista e o filho dela, a empregada e o filho dela e o zelador do prédio. Ufa acabou? não tô esquecendo nada? Ah, tem AZAMIGASVIRTUAIS... meldelsssssssssssssssssssssssssssss a casa tá caindo....kkkkk
Bom gente, por esta lista infindável de presentes e lembrancinhas de final de ano eu preciso abrir uma loja de presentes, certo? Todo mundo de acordo? Ótimo, agora só preciso de um sócio investidor... alguém? (rs)
Enquanto eu não abro minha loja de presentes, deixo algumas diquinhas para vc resolver parte das suas coisas agora no final do ano na "orgia presentística" da sua casa....
SUPER SORTEIO SOLIDÁRIO MINHA MÃE QUE DISSE - corre lá, vc faz uma doação para a AACC e "tomaticamente" já está participando do sorteio, tem zilhones de coisas bacanudas sendo sorteadas, corre lá...
A FAROFA - essa marca é da minhas amiguinhas Dedé e Karine e tem coisas fofas pra crianças, eu comprei este ano para os sobrinhos fantasias delas, são bemmmmmmmm legais, recomendo! Queria sair um pouco daquela coisa dos mil pacotes da Ri Happy que eles ganham...
BAZARES, BAZARES E MAIS BAZARES - fui num da Baby Basics que tinha peças por 10 reais, sim minha gente, 10 reais e coisas suuuuuuuuuuuuuper descoladas... dá pra resolver muita coisa né?
FINAL DE ANO É ÉPOCA DE REFLETIR...
E aí é claro que depois desta avalanche de presentes vc se sente mal com tanta "orgia" (no bom sentido) e pensa naquelas pessoas que com sorte vão ter algo para comer... e aí vc se lembra que vive numa sociedade desigual que como já dizia Gilberto Gil de um lado é este carnaval e do outro a fome total... Ok que ainda não podemos mudar o mundo todo, mas podemos começar mudando as coisas ao nosso redor e a corrente do bem vai se alastrando até atingir locais mais disstantes... Todo mundo conhece alguém que vem no final do ano oferecer o nome de algumas crianças para vc "apadrinhar" no natal com um presente, uma roupa, um calçado, kit higiene... eu e minha família fazemos isso desde que eu me conheço por gente... a gente nunca teve muito dinheiro, vivia no aperto, mas sempre tinha umas 3 crianças "apadrinhadas" no final do ano lá em casa... É uma pequena atitude, mas já é um começo né não? Todas as empresas que eu trabalhei sempre tinha alguém que ajudava alguma instituição e que fazia esse esquema de presentear no final do ano, no dia das crianças, etc. Eu sempre participei. Porque fazer o bem faz bem... isso é tão verdade. Quando eu sento junto com o David pra gente separar as coisas dele que não servem mais e os brinquedos que não brinca mais para doar para os "amigos que não tem brinquedos" é uma pequena atitude que hoje ele não acha muita graça, mas que vai fazer parte dele de alguma maneira. Eu sempre digo pra ele que tem amigos que não tem casa, não tem brinquedos e nem o que comer. Não preciso levar ele embaixo da ponte para ver a miséria da nossa cidade , mas faço questão que ele saiba que existem outros formatos de vida infinitamente mais desfavoráveis que o formato dele para que ele saiba dar valor para as coisas e para as pessoas. Então nada mais justo que no final do ano, em meio a nossa "orgia presentística" a gente encontre uma maneira de favorecer quem é menos favorecido... por isso a "LEMBRANCINHA" é sinônimo de "AGRADECIMENTO" como tá lá no dicionário... é uma forma de vc dizer para aquela pessoa "obrigada por ter sido gentil com a gente o ano todo, por ter cuidado da nossa família", "obrigada por ter se dedicado ao meu filho o ano todo", "obrigada por ter aguentado minha tpm o ano todo" enfim... é um monte de "obrigado/a" em forma de presente... Nada impede que esses agradecimentos sejam feitos "MANUALMENTE" acho que é uma maneira muito bacana, original e querida de se presentear... mas eu não tenho tantos talentos manuais a este ponto... Mas muita gente tem e eu acho que é uma boa maneira de dizer "obrigado/a" para alguém que a gente gosta.
Independente do que você vai comprar/fabricar/confeccionar/doar, o importante desta época Jingle Bells ou Jingle Hells (como ouvi minha amiga Júlia dizer esta semana) é gastar um tempinho (oi, qual tempo?) para agradecer as pessoas por se dedicarem a você, a sua família, ou simplesmente por elas existirem e fazerem parte da sua vida.
beijos de mamãe noel
é claro que a ilustra deste post foi feita pela minha amiga querida gravidíssima e talentosíssima Lú Azevedo!