15 de abril de 2014

DEVANEIOS SOBRE VALORES E AMOR











Esses dias assisti um vídeo chocante sobre os exemplos que a gente dá para os filhos diariamente, sem perceber. Haviam coisas como cigarro, bebidas, gritos, agressões, etc. Depois que fui mãe fico muito penalizada quando vejo alguma criança sofrendo por alguma razão. Tento diariamente mostrar para os meus filhos que as pessoas devem ser tratadas com amor, respeito, que a gente deve tentar conseguir as coisas com calma, pedindo por favor, sem gritar, sem chorar. Tento mostrar que não se pode ter tudo, que não podemos comprar tudo, e que isso não deve ser um problema. Tento ensinar valores. Os valores da nossa família. Tenho um grande parceiro nesta jornada e estamos juntos tentando mostrar para os nossos filhos que é mais importante SER do que TER... numa sociedade onde isso está invertido, fica difícil, mas não impossível. Da trabalho educar. Muito trabalho. Seria bem mais fácil fazer todas as vontades dos filhos, porque isso é simplesmente um "cala a boca" que em dois segundos parece que resolve tudo. Mas não resolve. É só uma maneira de não resolver nada. Se você realmente quiser que aquilo não ocorra novamente você vai precisar se esforçar mais, e aguentar choros, birras, questionamentos, explicar uma, duas, mil vezes o porque de aquilo não ser possível naquele momento. Mas ele vai entender. E vai aprender.

Educar da trabalho mas vale a pena. Quando você ve seu filho pedindo por favor e agradecendo por qualquer m ínima coisa que alguém fez para ele, respeitando as pessoas e sendo gentil, da um orgulho danado. Não é só porque é bonito ver seu filho fazendo aquilo, mas porque você está conseguindo criar um ser humano íntegro, educado, sensível, bom. São os valores que você consegue embutir naquele serzinho e que começam a fazer parte dele. No judaísmo se diz Ledor Vador, que significa "de geração em geração", isso são os valores que as famílias vão passando para seus filhos ao longo da existência. Tudo muda o tempo todo, mas os valores permanecem. E a tradição é mantida. Uma das grandes realizações de se ter filhos é o sentimento de continuidade. É você saber que de alguma forma colocou seu melhor dentro de uma pessoa que já tem as porções dela (boas e ruins) e junto com tudo isso se formou um ser. Parte de você. Que vai caminhar sozinho. Que vai receber tudo o que puder de seus pais para trilhar seu caminho sozinho. E você torce para que seja o melhor caminho possível e que ele encontre um potinho de ouro no final do arco-íris e que ele consiga ver o arco-íris.

Estes dias estava ouvindo Renato Russo com os meninos. Estava apresentando para eles a música "Monte Castelo".  Eu quero que meus filhos aprendam sobre o amor e saibam que é a coisa mais importante que existe. Ao mesmo tempo não quero criar uma ilusão de ótica sobre o amor. Quero que eles sintam o amor, que eles saibam que são amados, e que eles consigam amar as pessoas de uma forma livre. Feliz. Quero que eles saibam que a vida é só uma. Que doses diárias de felicidade fazem bem. Que todo dia é dia de aprender e recomeçar. Que nem todo mundo é bom mas nem por isso vamos mudar de mundo. Que tem muita gente legal e querida na nossa vida e no nosso caminho. Que estar vivo é um presente. Que ter esta família é um privilégio. Que a gente erra muito todos os dias. Que não devemos desistir de tentar. Que a gente não precisa ser bom em tudo. Que se a gente não perdesse nunca não saberia como é legal ganhar. Que a natureza e maravilhosa e perfeita. Que esta é a nossa chance, abrace-a! Que é preciso muita paz e calma nessa hora. Que ajuda é bem vinda. Que os amigos são a família que a gente escolhe. Que o amor movimenta tudo o que existe.