9 de dezembro de 2009

O SONO DOS JUSTOS... E DA MÃE DELES...RS

Tem coisa mais gostosa do que ver um baby ou uma criança dormindo? É uma cena inexplicavelmente peacefully, que passa tudo de bom e mais um pouco pra quem está assistindo. Ter um bebê dormindo no seu colo então, é algo muito mais que delicioso, se vc já viveu esta experiência sabe exatamente do que eu estou falando, e se não viveu e vai viver, irá provar de uma sensação absolutamente plena. Eu e a Adri com a nossa Mamma Mini estamos vivenciando e pulverizando com pózinho de pirilimpimpim nosso conceito de MATERNIDADE EVERYWHERE. Em breve o nosso release maravilhoso estará aqui no blog, acompanhado de uma foto linda de trabalho para a imprensa. Mas enfim, estamos tentando ESPALHAR esta delícia que é viver a maternidade em todos os momentos da sua vida (quer dizer, quase todos...) e inclusive no trabalho. Criamos diariamente fórmulas e equações que funcionem bem para a nossa quantidade absurda de trabalho (tks god) e a nossa quantidade gigantesca de compromissos pessoais e maternais, rs. E claro que nosssas pecinhas carregam este DNA de mãe até debaixo d'agua, mãe leõa, mãe guerreira, mãe que cria, mãe que cuida, mãe que participa, mãe que se preocupa. Mas vamos voltar para o soninho...


Quando nasce o seu filho, você ouve todo mundo (principalmente as pessoas com mais experiência que você) te aconselhando para não "deixar muito o bebê no seu colo" pois ele irá se acostumar "mal", para não ninar aquele ser pequetuco e colocar direto no bercinho dele, etc, etc, etc. Mas na hora H, você faz tudo o que em teoria NÃO DEVE FAZER e se sente super feliz de estar fazendo aquilo. Ninar um filho é uma sensação maravilhosa. Saber que aquele serzinho morou dentro de você e você é o porto seguro dele e no seu colinho ele está em PLENO BEM ESTAR, é uma delícia. Com o tempo, este serzinho vai crescendo, descobrindo e aprendendo novas formas, novas manhas para dormir. Muitas vezes o que você fazia de bom no começo, se transforma em uma espécie de ESCRAVIDÃO DA ROTINA, porque se sempre foi assim, é difícil de uma hora para outra tentar mudar todo o esqueminha de sono que você ensinou para o seu filho. Quando eles ficam maiorzinhos você pensa que se colocasse no quartinho dele, com uma musiquinha, desse um beijinho de boa noite e apagasse a luz seria perfeito. Mas nem sempre isto acontece, se você não fez algo para isto acontecer lá atrás, quando ele era aquela coisa pequena. Eu nunca consegui, mesmo! Na verdade eu até tentei seguir um ou outro conselho deste tipo que me deram com a maior boa vontade, mas a realidade é que, simplesmente NÃO CONSEGUI NUNCA colocar meu filho no bercinho com os olhinhos abertos sem embalar ele ou cantar pra ele. Criamos juntos um ritual de soninho que dura até hoje. Ele tem 1 ano e 7 meses e desde que ele era uma micro pessoa de dias de vida eu o coloco para dormir TODOS OS DIAS. Fico com ele até ele estar dormindo profundamente e entregue aos braços de morfeu. E confesso que fico um pouquinho mais que isso. Depois que ele dorme, eu fico contemplando ele, pensando o quanto ele é amado, querido e o quanto eu desejo que tudo de bom aconteça na vida dele. Este momento é o nosso momento. Ele é importante para nós dois. Claro que quando eu viajo, ou quando eu tenho que sair e outra pessoa coloca ele para dormir, ele dá uma certa canseira, e nunca o jeito que eu faço com ele funciona com as outras pessoas, ele tem outros jeitinhos de pegar no sono, para cada pessoa um jeitinho: pai, avó, babá, empregada, etc. Uma grande amiga me diz uma coisa bem boa, que quando um bb nasce, ele vem com um SHIP VAZIO, e que nós e que vamos preenchendo este SHIP com nossos valores e nosso esqueminha, cada casal com o seu próprio, nenhum ship é igual a outro. E é verdade. Nossos filhos são resultado de nossas escolhas e atitudes.


Entre erros e acertos deste momento do sono, entre coisas que quando seus filhos crescem você percebe que fez tudo errado e precisa mudar urgente e faz um esforço além da capacidade humana para conseguir um resultado, e entre noites mal dormidas, uma coisa é incontestável: ter uma criança ou um bebê no seu colo é uma delícia. SEMPRE. Se ele vai se acostumar mal, você também irá, e é muito bom ficar mal acostumado.
Ter uma criança ou um bebê dormindo no seu colo é melhor ainda!
Poder ninar e embalar os sonhos dos seus pequenos, é um privilégio.
Faça do jeito que você fizer, do jeito que seu coração mandar, do jeito que seu instinto de mãe te permitir, mas faça o que tem que fazer e de uma coisa eu tenho certeza: amor nunca é demais.
E aprendemos todos os dias com nossos filhos a sermos mães melhores. E aprendemos com nosso primeiro filho a ser mãe de verdade. Então neste momento, cabe errar, para poder vivenciar e depois acertar.
Ser mãe também é isso, amar além da conta, aprender com os próprios erros e aprender a ser uma pessoa melhor todos os dias.



Sweet Dreams para todos



Beijos