31 de março de 2011

QUANDO A GENTE ESTÁ PRONTO, TUDO ACONTECE...

Acho que as maiores reflexões da minha vida são sobre o tempo. Em diversos aspectos. Fico pensando hoje que tantas coisas na vida de mãe que foram "perrengue" no momento depois passam pela gente tão tranquilamente e entram tão nos eixos que parece que nunca existiram...
Mas para isso existe a nossa memória né? e Mãe só não tem memória para o que não quer, ou quando está grávida...
Eu me lembro dos dramas que vivi com o David quando ele era apenas um baby e eu tinha que voltar ao trabalho... o primeiro de todos foi ter que fazer ele provar o leite artificial para ver se ele não morreria de fome caso algum dia os vidrinhos de leite da mamma dele (na época vaca leiteira) não dessem conta do recado... sofri, fiquei super mal achando que estava acabando com a vida do meu filho, e deu tudo certo. Ele claro amou o leite artificial e o desmame com ele foi super tranquilo, perto de 6 meses.
Então veio o refluxo, e os remédios para refluxo que ele tomou até 11 meses. Um saco.
Aí veio a introdução ao suco de laranja que ele detestou, eu dava na seringa do remédio de refluxo porque não me conformava que ele tomava remédio super bem e não tomava suco. Mais uma que passou...
Depois teve o case da prisão de ventre por causa do leite artificial... até que ele entrasse nas frutinhas e eu pudesse regular melhor o intestino dele com as frutas, foi um caos....
Depois foi a transição para a papa salgada, logo de cara eu fiz a primeira papa da vida dele com os seguintes ingredientes:
fígado
feijão
espinafre
batata
Ele odiou. Também mamãe não precisava misturar fígado e espinafre na mesma primeira papa né? algo como cenourinha e batatinha tava bom.... Depois deu tudo certo, se tornou um comedor de papinha ADDICTED e tudo deu certo...
Depois a fase dos dentinhos, que demoraram muito pra sair e eu tinha certeza que meu filho ia ser banguela pro resto da vida
No consultório do pediatra: -"Meu filho vai ter dente doutor? Mesmo?"
Depois veio a transição para a comidinha separada, demorou pra caramba pra ele se adaptar a comer a mesma coisa que a gente aqui em casa, foi um loooooooooooooooooooongo processo...
Depois o desfralde que foi um grande MARCO na nossa vida aqui em casa, porque tudo o que vc pode imaginar acontecer aconteceu, ele travou o cocô, ficava dias sem fazer, a gente colocava supositório, ele gritava, esperneava, foi um caos total, eu estava a beira de um ataque de nervos quando descobrimos que ele tinha vermes, e aí ECA depois de tratado tudo ficou perfeito e o desfralde foi concluído com sucesso... enfim....passou...
Depois tiramos as mamadeiras, tão tranquilamente que nem percebi que elas existiram um dia.
Depois foi o apego ao PENICO. Ele não queria passar do penico para o adaptador de assento... em novembro do ano passado tentamos tirar na marra e ele ficou 4 dias sem ir ao banheiro. Voltamos com o PENICO. Eis que este mês de repente eu tirei o penico de circulação falei que ele já era um mocinho e que PENICO era coisa de bebê e pronto! Nunca mais ouvimos falar do dito cujo aqui em casa. Porque ele estava pronto. E por mais Rush que eu e mon marri tenhamos para iniciar as fases do David, elas só acontecem quando ele está preparado para elas.
A gente inicia, dá empurrãozinho, mas o processo só se conclui na hora que ele já vivenciou aquilo, já se adaptou, já está preparado para abandonar o velho e dar espaço para o novo. A gente aprendeu a lidar com nosso filho. E aprendemos todos os dias algo novo sobre ele. E isso é mágico, maravilhoso, um presente dos céus para quem tem oportunidade de ter filhos. Conhecer tanto tanto aquele ser que você ama incondicionalmente que pena, sofre mas faz tudo todos os dias para que ele cresça, amadureça e cumpra seu ciclo da vida... do jeitinho dele, no tempo dele, a gente tá aqui para facilitar, mas não para fazer por eles. E como a natureza é sábia, ela nos mostra o quanto não controlamos o tempo.
Ainda temos muito pela frente: O DESFRALDE NOTURNO que iniciamos de maneira muito muito lenta e tranquila, estudando os habitos noturnos do nosso filho, estudando como ele acorda para fazer xixi, que horas, como é pra ele, e tal... meio período da noite sem fralda meio período da noite com fralda, estou aguardando o tempo dele... mas já demos o empurrãozinho necessário inicial.
Depois vem a chupeta.
E claro, a adaptação com o irmãozinho que vem por aí. Eu sei que não vai ser fácil pra ele. Mas sei que ele dá conta, confio no meu filho. E sei que ao termos outro filho, estamos dando um grande presente para o David: o melhor amigo da vida toda. Assim espero. E claro que mãe de segundo filho fica pensando como o primeiro vai ficar. Então o mais importante pra gente agora, é ter nosso baby amado saudável e perfeito, mas que nosso primogênito do coração veja as vantagens de ter um irmão, de ver a família aumentar e consiga lidar com o ciúme, que inevitavelmente vai aparecer. A gente só espera que o AMOR seja maior. E supere tudo o que virá.
Um beijo de mãe grávida! (gente acabou o mistériooooooooooooooooooooooooooo! rs)